PESQUISA QUANTITATIVA

Essa pesquisa faz parte do estudo de caso para desenvolvimento de projeto de UX:
COMO TORNAR O ENSINO REMOTO MAIS DIVERTIDO

A pesquisa foi realizada com 103 professores.


Suposição — Muitos professores tem dificuldades com recursos tecnológicos.

Hipótese — para descobrir, eu perguntei aos professores:

Como você avalia seu conhecimento com aplicativos tecnológicos?

O que eu queria entender — para saber se eu estava certa:

A maioria dos professores precisava responder “Tenho certa dificuldade” ou “Tenho muita dificuldade”.

Aprendizado — A minha hipótese estava errada, pois 61,2% declarou ter ALGUMA ou MUITA facilidade

Gráfico de respostas do Formulários Google. Título da pergunta: 1 - Como você avalia seu nível de facilidade no uso de softwares e aplicativos tecnológicos?. Número de respostas: 103 respostas.


Suposição — Professores não querem gastar seu horário de descanso planejando atividades para aula.

Hipótese — para descobrir, eu perguntei aos professores:

Você precisa usar um horário fora da sua jornada de trabalho para planejar aulas?

O que eu queria entender — para saber se eu estava certa:

A maioria dos professores precisava responder “Sim, mas preferia usar esse horário para descanso ou lazer.”.

Aprendizado — A minha hipótese estava correta, pois 64,1% declararam que preferiam estar DESCANSANDO ou em atividade de LAZER

Gráfico de respostas do Formulários Google. Título da pergunta: 2- Você costuma usar um horário fora da sua jornada de trabalho para planejar aulas?. Número de respostas: 103 respostas.


Suposição — Jogos educacionais são recursos que aumentam o interesse do aluno na aula.

Hipótese — para descobrir, eu perguntei aos professores:

Você acredita que jogos educacionais aumentam o interesse do aluno nas aulas?

O que eu queria entender — para saber se eu estava certa:

A maioria dos professores precisava responder “Sim”.

Aprendizado — A minha hipótese estava correta, pois os professores foram quase unânimes nessa questão.

Gráfico de respostas do Formulários Google. Título da pergunta: 3- Você acredita que jogos educacionais aumentam o interesse do aluno nas aulas?. Número de respostas: 103 respostas.


Suposição — Jogos educacionais são recursos que aumentam o interesse do aluno na aula.

Hipótese — para descobrir, eu perguntei aos professores:

Você acredita que jogos educacionais aumentam o interesse do aluno nas aulas?

O que eu queria entender — para saber se eu estava certa:

A maioria dos professores precisava responder “Sim”.

Aprendizado — A minha hipótese estava correta, pois os professores foram quase unânimes nessa questão também.

Gráfico de respostas do Formulários Google. Título da pergunta: 4- Você acredita que jogos educacionais facilitam o aprendizado do conteúdo?. Número de respostas: 103 respostas.